Documentos
Metadados
Título
Estádio Bezerrão
Nome oficial
Estádio Valmir Campelo Bezerra
Região administrativa
Gama
Data de inauguração
9 de outubro de 1977
Capacidade
20310
Partida inaugural
Gama 0–3 Botafogo
Recorde de público
19.157 (Brasil 6–2 Portugal - 19 de novembro de 2008 )
História
A ideia de construir um estádio no Gama surgiu na década de 1960, quando os times locais precisavam disputar suas partidas no Plano Piloto. O Esporte Clube Planalto, primeira equipe da cidade, chegou a construir um estádio próximo à Praça dos Três Poderes, o Estádio Duílio Costa.
O Gama Atlético Clube foi o primeiro clube da região administrativa a possuir seu próprio campo. Em 21 de junho de 1963, o clube anunciou, junto ao subprefeito do Gama, Tito Araújo, o plano de construir o Estádio Definitivo do Gama.
O estádio, também chamado de Estádio do Gama ou Estádio da Administração do Gama, foi amplamente utilizado por equipes locais como o Mariana, Gaminha e Coenge.
Em 1976, com o apoio do administrador regional Walmir Campelo Bezerra, o estádio foi demolido para dar lugar ao Bezerrão, inaugurado em 1977. Inicialmente, recebeu o nome de Estádio Municipal do Gama. A partida inaugural ocorreu em 9 de outubro, com o Botafogo vencendo o Gama por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado por Mendonça, do Botafogo, aos 9 minutos do primeiro tempo.
Após uma grande reforma, o Bezerrão foi reinaugurado em 13 de novembro de 2008. Em 19 de novembro, o estádio registrou seu recorde de público em uma partida entre as seleções do Brasil e Portugal, na qual o Brasil venceu por 6 a 2. Luís Fabiano marcou três gols, com outros gols de Elano, Maicon e Adriano, enquanto o português Danny foi o autor do primeiro gol da partida.
Em dezembro de 2008, o Bezerrão ganhou destaque nacional ao sediar o jogo entre Goiás e São Paulo pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo venceu por 1 a 0 e conquistou o título, tornando-se tricampeão consecutivo (2006, 2007 e 2008) e hexacampeão do Campeonato Brasileiro, um feito inédito na época.
Em 2019, o estádio foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA Sub-17, recebendo inclusive as partidas de abertura e final da competição.